Home

Só Filosofia - Provas de Concursos e do Vestibular

Na obra, o político e intelectual de histórico liberal Edmund Burke apresenta argumentos radicalmente contra a Revolução na França. Em um tom agressivo e veemente, a obra é considerada a fundadora do moderno conservadorismo político, um “livro revolucionário contra a revolução”.

Leis Morais

Dez dias que abalaram o mundo aborda os eventos dos primeiros dias da Revolução Russa, quando os bolcheviques tomaram o poder em Petrogrado e depois em toda a Rússia. Não se trata de história escrita com distanciamento, mas de uma crônica que devolve ao leitor toda a atmosfera daqueles tempos de turbulências e bruscas transformações.

Um resumo da Filosofia de John Locke: Psicologia

Segundo ele, o poder político estava concentrado numa só figura que representa a imagem de Deus na Terra, baseada nos preceitos da monarquia.

Resumo - O Iluminismo - Pensadores e características - Só

Punição negativa envolve tirar algo agradável depois que um comportamento ocorre. Por exemplo, se uma adolescente não limpar seu quarto, seus pais poderiam dizer que ela não pode ir ao shopping com as amigas. Tirar a atividade desejável atua como um punidor negativo sobre o comportamento anterior.

A mente como folha em branco, negando ideias inatas. Debatida na história da educação. O ser humano obtém todo seu conhecimento através dos sentidos. Este é o sensualismo de Locke.

Condicionamento instrumental é outro termo para o condicionamento operante , um processo de aprendizagem inicialmente descrito por BF Skinner . No condicionamento instrumental, reforço ou punição são usados para aumentar ou diminuir a probabilidade de um comportamento irá ocorrer novamente no futuro.

Filósofo holandês, Espinosa baseou suas teorias num racionalismo radical. Criticou e combateu as superstições (religiosa, política e filosófica) que, segundo ele, estariam pautadas na imaginação.

Uma das mais importantes obras jornalísticas do século 75 cria um retrato dos sobreviventes à bomba atômica de Hiroshima. Um ano depois da explosão, John Hersey reconstituiu em uma reportagem o dia da explosão a partir do depoimento de seis vítimas. Quarenta anos depois, o autor volta a Hiroshima e escreve o último capítulo da história, narrando novas consequências do ataque.

Nesse momento, o humanismo tem um papel centralizador oferecendo uma posição mais ativa do ser humano na sociedade. Ou seja, como um ser pensante e com maior liberdade de escolha.

Filósofo e teórico político inglês, Hobbes buscou analisar as causas e propriedades das coisas, deixando de lado a metafísica (essência do ser).