Home

Pensando Bem – Núcleo de Pesquisa em Filosofia e Educação

A casa-grande era a casa dos senhores os escravos ficavam na senzala. O governo estaria na casa-grande, dominando o povo, como se este estivesse numa senzala.

Dança escolar: sua contribuição no processo ensino

Nem sei por que estou contando isso. Acho que tem alguma coisa a ver com a sucessão presidencial. Muitas especulações, um parto complicado, que requer veterinário e curiosos. Todos darão palpites, todos se esbofarão para colocar o tapete providencial que receberá o candidato ungido, que nascerá por circunstâncias que ninguém domina.

Conversão pastoral: desafios de renovação da Igreja | Vida

Eros, Agape, Philia. Em grego, phileo é o termo mais utilizado para designar o afeto entre as pessoas. Erao e eros expressam o amor como um bem cobiçado e desejado. O eros tem algo de demoníaco, enquanto, na busca do êxtase, a razão é acuada. Por sua vez, o verbo agapao e o substantivo agape são usados com significados bem mais vagos, entre os quais o mais característico é o de predileção. Este verbo já é utilizado desde Homero, mas não o substantivo, que corresponde ao grego tardio e que fora da Bíblia é difícil de ser encontrado. Na linguagem do Novo Testamento, adquiriu riquíssimo significado, expressando a plenitude de relação entre Deus e o homem, e a nova relação que o cristianismo estabelece entre um homem e o outro.

Questões de Filosofia Gabaritadas

976).a palavra escrita é a grande ferramenta para entender o mundo (/.57/8) o item abaixo em que o vocábulo grande apresenta o mesmo valor semântico que possui nesse segmento do texto é:

A crítica Kantiana à pretensão da metafísica de ser ciência dirige-se à Filosofia, quando esta assume o conteúdo de uma teologia racional (demonstração racional da essência e existência de Deus), uma psicologia racional (demonstração da imortalidade da alma) e uma cosmologia racional (demonstração da origem e essência do mundo ou Natureza). A distinção entre fenômeno e nôumeno permite ao filósofo limitar o campo do conhecimento teórico ao primeiro e impedir a pretensão de teorizar sobre o segundo.

Encontramos já em Aristóteles uma analise detalhada da justiça. Na ética a Nicômaco, ele distingue entre a justiça como virtude genérica, correspondente à sociedade como um todo, e as variedades da justiça, suas aplicações às diversas relações de todos os membros da polis. Essas aplicações seriam três:

755) “Mas, infelizmente, deleitar-se com a alienação do consumismo está fora do horizonte de muitos.” o comentário adequado a esse segmento do texto é:

– Na verdade a alteridade pode ser pensada em vários ângulos. Pode ser pensada em relações humanas. O que a escola faz com a criança é uma violência, um desrespeito a diferença, é fazer o outro se adequar.

A letra d parece ser a resposta, mas apresenta um radicalismo que não se deduz do texto, que não diz que todos sonham e têm esperança, ou mesmo que é impossível viver sem os dois. A letra e, que é a resposta, fala da importância que o sonho e a esperança possuem. No texto, a palavra que melhor explica esse fato é o adjetivo essencial. Veja a associação: coisa essencial — importância capital.

9. Formação e promoção das relações pessoais: a amizade e o amor, concebido como entrega da pessoa à pessoa. Este é o ponto culminante de todo o pensamento personalista.