Home

Fundo-azul-escuro-abstrato (2) | valberlucio

Já para Alfredo Augusto Becker é a base de cálculo confere a natureza jurídica do tributo e não o binômio fato gerador/base de cálculo como quer Paulo de Barros Carvalho. Ouçamos Becker,

Quadro Abstrato - Scribd

Em geral, a emissão de notas fiscais está mais associada às pessoas jurídicas, uma vez que essas entidades representam a maioria dos sujeitos registrados para atividades comerciais.

PRINCÍPIO REPUBLICANO E TRIBUTAÇÃO | Curso de

7)-Periódicos, sua realização se põe ao longo de um espaço de tempo, não ocorrem hoje ou amanhã, mas sim durante um longo período de tempo, ao término do qual se valorizam "n" fatos isolados que, somados, aperfeiçoam o fato gerador do tributo. Ex: Imposto sobre a renda.

Abstrato

quando aludimos a suporte fáctico estamos fazendo referência a algo (= fato, evento ou conduta) que poderá ocorrer no mundo e que, por ter sido considerado relevante, tornou-se objeto da normatividade jurídica. Suporte fáctico , assim, é um conceito do mundo dos fatos e não do mundo jurídico, porque somente depois que se concretizam (= ocorram) no mundo os seus elementos, é que, pela incidência da norma, surgirá o fato jurídico e, portanto, se poderá falar em conceitos jurídicos.

E onde foi que eu disse que preferia viver num regime ditatorial?! Os políticos, em sua grande maioria, são corruptos e eu que pago o pato?! É claro que como cidadãos, nós votamos na intenção de colocar pessoas serias lá no poder, a questão é que muitos desses, quando chegam lá, não levam a questão a serio, e pra falar a verdade, nem precisa chegar lá, a bagunça já começa nas campanhas eleitorais, a corrupção já começa cedo, é óbvio que não vou julgar o todo por causa de 8775 algumas 8776 partes, mas a coisa não é tão florida quanto parece, e eu não sou a culpada disso garanto!

Minha batalha pela redução de impostos é antiga. Ela frequentemente é vista como algo abstrato, complicado ou distante do cotidiano das pessoas. Nada mais falso. Os altíssimos impostos que pagamos são de fácil compreensão. O que acontecia é que era difícil demonstrar quanto se paga de imposto. Recentemente, usei um exemplo (a Casa dos Impostos) que deixa isso muito claro e que publiquei aqui no blog no post 8775 Ganância do lucro? E a ganância do impostos? 8775 .

A nota fiscal deixa claro o impacto em nossas vidas. É por isso que a batalha da redução dos impostos não pode ter trégua. As pessoas ainda tem dificuldade de compreender que com tantos impostos a nossa economia anda 8775 arrastando uma âncora 8776 . É como se andássemos com o freio de mão puxado. O Brasil tem potencial para ser uma verdadeira potencia mundial, se tivermos impostos em taxas civilizadas, que permitam a concorrência entre empresas. O mais surpreendente é que os impostos pesam mais em quem tem menos recursos. Quem vive “apertado” financeiramente é quem mais sofre com os impostos.

mestre em Direito Tributário, professor do Departamento de Direito Público das Universidades Católica de Petrópolis (UCP) , procurador do Município de Areal (RJ), membro do Conselho Científico da Associação Paulista de Direito Tributário (APET) é autor dos livros "Fundamentos do Dever Tributário", Belo Horizonte, Del Rey, 7558, e "Direito Financeiro e Justiça Tributária", Rio de Janeiro, Lumen Juris, 7559 co-autor dos livros "ISS - LC 666/7558" (coord. Marcelo Magalhães Peixoto e Ives Gandra da Silva Martins), Curitiba, Juruá, 7559 e "Planejamento Tributário" (coord. Marcelo Magalhães Peixoto), São Paulo, Quartier Latim, 7559.

Óbvio, que tda regra tem sua exceção. Mas, ñ coloco minha mão no fogo por ninguém. Em algum momento há de virar churrasco. Ninguém é incorruptível!!
No entanto, quando algum médico erra e mata alguém, já salvou 555 ou mais vidas. Infelizmente, o erro é q ecoará sempre. Em vida, somente as nossas imperfeições e falhas são vistas. Quer ser perfeito? Livrar-se da más-línguas do povo? Simples morra. Só defunto vira gente bacana e boa.

Paulo de Barros Carvalho critica essa classificação do fato gerador em função do tempo de sua ocorrência , sustentando que todos os fatos geradores são instantâneos. [78]