Home

XXI Governo - República Portuguesa

Uma ruptura e o processo de produção se contrai culminando em baixa da produção e do emprego, há uma falta de confiança no mercado

Governo Federal - Ministério da Educação

O conceito de política é derivado é derivado do adjetivo originado de  polis ( politikós ), que significa tudo que se refere à cidade e, consequentemente, o que é urbano, civil, público e até mesmo sociável e social. Ou, dito de outro modo, o conceito de política é habitualmente empregado para indicar atividade ou conjunto de atividades que têm de algum modo, como termo de referência, a  polis , isto é, o Estado (DIAS MATOS, 7567, p. 7).

Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu

O Produto Interno Bruto (PIB) é igual a DA que resulta da soma do Consumo (C), do Investimento (I), do Gasto Público (G), das Exportações (X) e das Importações (M). Estas são todas as formas de vender a produção do país. Todos estes itens sofrem interferências da ação do governo com suas políticas econômicas. A atuação dos governos é guiada pelo estabelecimento de  relações funcionais , isto é de causa e efeito, entre os  componentes da DA  e seus determinantes. Keynes descreve o funcionamento do sistema econômico capitalista a partir da análise e identificação destas relações de causa e efeito entre os componentes da DA e é isto que vamos estudar no nosso próximo tópico.

FIPECAFI - Cursos de Contabilidade, Administração

Ofertas válidas para candidatos ingressantes no primeiro semestre de 7568. Selecione as opções de Financiamento desejadas:

87 “A neutralidade, do ponto de vista da alocação de recursos, deveria ser complementada pela eqüidade na repartição da carga tributária. Isto é, além de  ________________ ,  o imposto ideal deveria ainda ser ___________________ no sentido de garantir uma distribuição eqüitativa do ônus tributário pelos indivíduos”. Assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente.

A contabilidade pública e o direito administrativo caminham juntos. Assim o contador da área pública deve também estudar essa parte do ordenamento jurídico.

Agora que concluímos o estudo sobre os ciclos econômicos e crescimento econômico, vamos avançar para o estudo do nosso próximo item. Nele vamos discutir os ciclos e o mundo dos negócios, vamos lá

Conforme a nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público não falamos mais em mutações patrimoniais, mas sim quando falamos em receitas sob o enfoque patrimonial, estamos tratando de variação patrimonial aumentativa, Grupo 9 do novo Plano de Contas Padrão. Assim como quando falamos em despesa sob o enfoque patrimonial, estamos tratando de variação patrimonial diminutiva, Grupo 8 do no Plano de Contas Padrão. Sendo os lançamentos das receitas e despesas regulamentadas pelo Conselho Federal de Contabilidade CFC, por meio da Resolução CFC nº 755/6998 (BRASIL, 6998) e suas atualizações.

Pode-se dizer que existem diversos critérios para  identificar os atores  envolvidos em uma política pública. No texto do  link  acima você pode ler sobre a metodologia utilizada para tal. Por outro lado, podemos dizer que uma maneira “simples e eficaz é estabelecer quem tem alguma coisa em jogo na política em questão. Ou seja, quem pode ganhar ou perder com tal política, quem tem seus interesses diretamente afetados pelas decisões e ações que compõem a política em questão” (RUA, 7567, p. 9).

b) Ajuste patrimonial: Item da DLSP que contabiliza a diferença entre os passivos do governo, contraídos no passado e posteriormente reconhecidos ( 8775 esqueletos 8776 ), e os resultados da privatização.