Home

Planos | Loja do

Note que quanto maior o valor do investimento e o risco do negócio, mais indicado é a contratação de um consultor especializado para ajudar você. Isso porque o custo do plano de negócios fica proporcionalmente baixo na medida em que o investimento aumenta.

Como elaborar um plano de negócios 17 x 24

E também porque no processo de criação do plano de negócios você aprende muito sobre o negócio. E este aprendizado é essencial para conduzir o negócio depois de iniciado.

Empreendedorismo: elabore seu plano de negócio e faça a

Isso faz com que muitos empreendedores não consigam criar o plano financeiro e chegar a uma resposta clara, objetiva sobre sua ideia de negócio. E ainda pior, algumas vezes estes cálculos financeiros são feitos incorretamente, gerando falsas esperanças e causando prejuízos.

Detalhe da UFCD

Então, não basta aprender como fazer um plano de negócios. No nosso exemplo, neste ponto, você já precisaria saber como fazer uma pesquisa de mercado, ou de concorrência, e descobrir como calcular a parcela de mercado (market share em inglês).

Na minha opinião, usa se os dois. O canvas do modelo de negócios deve ser utilizado em um momento anterior ao plano de negócios. Como eu mostro nesta imagem abaixo retirada do Método FÁCIL ↓↓↓.

Geralmente, tentamos fazer o plano de negócios do começo para o fim. Ao tentar fazer assim você percebe que não tem como preencher todas informações de forma linear. Isso porque muitas informações dependem de outras que estão mais adiante na sequência do plano.

Para o planejamento, em substituição do plano de negócios, estes autores sugerem o canvas do modelo de negócios, que é uma ferramenta muito mais simples, visual e prática. No entanto, o canvas deixa muitas lacunas que o plano de negócios consegue preencher. Não vou me aprofundar na discussão pelo pouco espaço deste post.

Sua ideia de negócio é uma oportunidade? Para descobrir se vale a pena continuar e elaborar seu plano de negócio responda objetivamente e com base em pesquisa estas perguntas abaixo:

Layout é a mesma coisa que arranjo físico do espaço. É nesta parte que você planeja como irá organizar as mobílias, máquinas, salas etc. O layout deve ser agradável e bonito, mas deve levar em conta a facilidade para o fluxo da informação, de pessoas e de produtos. Além disso voce deverá ficar atento porque o layout pode ajuda-lo na diminuição de desperdícios e retrabalho, no aumento da produtividade, na redução de acidentes e na melhora da comunicação entre pessoas e departamentos.

Por exemplo, na posição quatro, destacada em amarelo, o plano de negócios representa apenas 9% do total do investimento. Considerando o risco de perder R$ 95 mil, parece uma ótima opção contratar ajuda especializada para fazer seu plano de negócios.