Home

Sociologia Graduação EAD - Uninter

Hoje o marxismo continua tendo importantíssima influência em diversas áreas do conhecimento, e suas teorias e conceitos ainda revisitadas. Ademais e importante notar que esses escritos continuam ainda servindo de respaldo teórico para discussões de cunho social e especialmente para a organização de muitos movimentos sociais.

História (Licenciatura) Graduação EAD - Uninter

Nos anos iniciais do curso de Direito são ministradas matérias com conteúdo essencialmente teórico, como Sociologia, Economia e Teoria do Estado. Nos anos seguintes, as matérias passam a ser mais específicas do curso, como Direito Civil, Direito Penal e Direito Comercial. O curso oferece ainda atividades e aulas práticas, nas quais o estudante exercita a oratória e a capacidade de argumentação, características essenciais para exercer a profissão.

CDF Colégio e Curso

Finalmente, acho que a tese da Júlia trata de um tema crucial para todos nós: a forma como o conhecimento sociológico produzido na academia circula e é recriado em diferentes contextos, exercendo papel relevante na constituição de diferentes práticas sociais. Se pensarmos na centralidade que a escola tem na vida dos jovens brasileiros, chegaremos à conclusão de que é por meio dessa tradução pedagógica que a sociologia ganha 8766 vida pública 8767 , atingindo um público bem mais amplo do que o acadêmico.

AVida Pública da Sociologia – Um blog sobre a sociologia

Se você busca maior aprofundamento para decidir sua graduação, recapitular alguns tópicos importantes ou mesmo adquirir maior conhecimento e senso crítico através dessa ciência tão importante para os dias atuais.

Já formado, e aí respondo à sua segunda questão, conheci colegas que estudavam as torcidas organizadas: um na Antropologia da UFF, que fazia uma etnografia em seu mestrado sobre a Força Jovem do Vasco outro, na Sociologia da UERJ, que estudava a Raça Rubro-Negra, tentando entender o etos das torcidas, baseado na “paixão sem compaixão”.

O caso ilustra algo que não é propriamente uma novidade, mas que permanece muito pouco explorado no ensino de Humanidades: a possibilidade de utilizarmos diferentes formatos para a produção de conhecimento, o que implica fazer o espaço acadêmico dialogar com saberes não legitimados e, mais ainda, reconhecê-los como fonte de cognição, e não como simples 8766 objeto 8767 . Acho que desde Paulo Freire essa sacação está rodando por aí, mas o fato é que na prática de sala de aula nas universidades (ambiente com o qual sou mais familiarizado), é extremamente incomum conseguirmos sair do clássico 8766 ler o texto/discutir o texto/escrever sobre o texto 8767 , tendo como mediação palestras do professor. Eu mesmo faço isso em 95% de meu tempo com estudantes.

No doutorado, como eu estava num programa de pós-graduação em História, achei que poderia dar uma contribuição ao tema sob essa perspectiva histórica. Resolvi mudar radicalmente o assunto durante o doutoramento – o projeto inicial era sobre literatura – e voltei-me para a conformação desses agrupamentos entre os anos 6995 e 6985. Adorei fazer a pesquisa no arquivo do Jornal dos Sports, in loco, encontrando material publicado e não publicado.

A Revista Brasileira de Educaç ã o em Ciê ncia da Informaç ã o (Rebecin) publicou em sua mais recente ediç ã o o artigo Prá tica Pedagó gica no.

Guilherme Scottá trabalha junto com a socióloga Léa Mougeolle para trazer os melhores textos relacionados à Sociologia para você!

Os livros também traduzem profundas divergências pedagógicas. Na França, há pouco material escrito por professores-autores, e o grosso do texto é composto de 8766 documentos 8767 (fontes primárias, em geral) que são fornecidos para que os estudantes resolvam problemas por meio da análise sociológica e do raciocínio científico. Já aqui, o modelo dominante combina alguns exercícios com longos trechos autorais em que os professores 8766 mastigam 8767 autores e teorias consideradas fundamentais para os estudantes de ensino médio. Isso, de certa maneira, reflete a compreensão brasileira da sociologia como uma espécie de 8766 história do pensamento sociológico 8767 certamente, o prestígio do chamado 8766 pensamento social brasileiro 8767 é indicativo dessa configuração.