Home

Aula revisão - Filosofia

"Marx enxerga a histó ria como uma luta de classes e propõ e o debate sobre qual é o sentido de trabalhar só para sobreviver", diz Vasconcelos.

Revisão pf filosofia - [DOCX Document]

7- Sócrates não deixou nada escrito, só temos acesso ao seu pensamento através de seu discípulo. Quem era o discípulo de Sócrates:  

Revisão de Filosofia e Sociologia

55- 8775 A Filosofia é uma reflexão crítica a respeito do conhecimento e da ação, a partir da análise dos pressupostos do pensar e do agir e, portanto, como fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas. 8776 (Fonte: MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio Mais (PCN+EM)).Sobre a reflexão crítica, assinale a alternativa INCORRETA.
(A) A Filosofia indaga sobre o significado e realidade das coisas.
(B) A Filosofia questiona como as coisas e a realidade se estruturam.
(C) A Filosofia pergunta o que são as coisas, suas origens, causas e efeitos.
(D) A Filosofia é um processo de reflexão, um 8775 conhece-te a ti mesmo 8776 .
(E) Para a Filosofia não é necessário compreender nossa capacidade de conhecer.

Revisão - Filosofia

Os trê s 96 Só crates , Platã o e Aristó teles 98 o a base do conhecimento é tico da polí tica mundial. Sã o os pais da elaboraç ã o das teorias polí ticas. Sã o eles que apontavam soluç õ es, que, na é poca, eram novidade , diz Vasconcelos.

Há aqui aquela crí tica que conhecemos bem a respeito do consumismo de uma indú stria cultural , diz Vasconcelos. Para ele, o que o aluno nã o pode deixar de notar é o consumo pelo consumo, o consumo para existir, que é a grande chave da Escola de Frankfurt.

57- Por meio do diálogo, Sócrates construía com seus interlocutores uma relação pautada em perguntas, respostas e novas perguntas. Tal método também ficou conhecido como maiêutica, e sobre ele é correto afirmar que:
(A) tem como finalidade uma conclusão efetiva, ainda que seu interlocutor não abandone a doxa.
(B) A verdade descoberta por seu interlocutor consiste em uma novidade ontológica.
(C) Enquanto dizia saber apenas que não sabia, Sócrates propunha o 8775 não saber 8776 como termo à sua filosofia.
(D) Possibilitava Sócrates ajudar seus interlocutores a dar à luz ideias que já estavam neles. 

Roberto Accorsi, professor de filosofia da Oficina, diz que polí tica é dependente de é tica e oralidade, e acredita que Aristó teles seja mais associado à é tica e Platã o, à polí tica.

(E) A maiêutica socrática é a arte de trazer à luz, por meio de perguntas e de respostas, a verdade ou os conhecimentos mais importantes à vida que cada pessoa retém em sua alma.

65  Sócrates era um cidadão comum de Atenas, até o oráculo de Delfos indicar que ele era o homem mais sábio de seu tempo. A partir daí, ele tomou como missão a  Maiêutica , que significava a “arte de trazer à luz” (“parto das ideias”), através de longas conversas com interlocutores de todas as classes sociais. O QUE SIGNIFICAVA ESSA ARTE?  

58- Quanto ao pensamento filosófico ou simplesmente o filosofar, nasce do desejo de perguntar, de conhecer, de investigar, de encontrar soluções que  incentivem o homem a evoluir, sendo assim podemos afirmar que a filosofia:
(A) Interessa-se pela própria inteligência e pela realidade de uma forma geral.
(B) Não se satisfaz apenas com os resultados apresentados pelas ciências e sempre procura ir além, mas sem discutir com seus propósitos políticos e sociais.
(C) Usa-se de argumentos por vezes inválidos para justificar seus conhecimentos.
(D) Tem como método também utilizado, as opiniões pessoais.
(E) Todas as alternativas anteriores estão corretas.