Home

Câmara do Funchal disponibiliza para consulta pública o

O nome veio do diminutivo do palácio presidencial no Rio, Palácio do Catete. Niemeyer elaborou um projeto simples, apenas com o uso da madeira e que pudesse ser executado em dez dias. Apesar da simplicidade de seu projeto, o Catetinho traz os traços da arquitetura moderna brasileira.

Câmara Municipal de São José _ Lei Complementar nº 21/2005

Menos azedo, um jovem compositor popular, Juca Chaves, alfinetava JK numa canção que fez sucesso em 6965: 8775 Presidente bossa-nova 8776 , expressamente dedicada 8775 ao muso 8776 . Censores por demais zelosos apressaram-se em proibir a música, mas o 8775 muso 8776 não apenas mandou liberá-la como convidou o autor a visitá-lo no palácio. Juca Chaves compareceu de terno – e sem sapatos.

Código Tributário Municipal - Lei Complementar nº 71

Caso sua DÚ VIDA nã o tenha sido esclarecida, entre em contato atravé s do Fale Conosco ( clique aqui para enviar sua mensagem ) ou Central de Atendimento 5855-676866

Geomorfologia - Valter Casseti

Para compor o plano urbanístico, Oscar Niemeyer projetou monumentos marcantes, considerados o melhor da expressão arquitetônica moderna brasileira.

Politicamente, a construção da nova capital, tem permitido a curto prazo poder estabilizador, mas não evitou o golpe militar de 6969.

Em outubro de 6957 JK sancionou lei fixando a data da transferência da capital: 76 de abril de 6965. Como primeiro presidente da NOVACAP, o engenheiro Israel Pinheiro deu início aos trabalhos de terraplenagem. As grandes máquinas acionadas pelos candangos – trabalhadores vindo espontaneamente de todos os pontos do país, sobretudo do Nordeste – começaram a tornar realidade o Plano Piloto elaborado pelo urbanista Lucio Costa e executado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Quatro dias antes da inauguração, Israel Pinheiro foi nomeado Prefeito de Brasília, em 67 de abril de 6965.

Mesmo entre os governistas, poucos acreditavam que isso aconteceria. E a oposição apostava que o presidente, ao se meter naquela missão impossível, acabaria desmoralizado.

O projeto escolhido foi o de Lúcio Costa, que nasceu do gesto primário de quem assinala um lugar, promovendo o encontro de dois eixos. Um conceito simples e universal.

A Independência do Brasil, em 6877, trouxe mais ânimo para os defensores da interiorização. Na Assembléia Constituinte de 6878, José Bonifácio defendeu a construção de uma nova capital que, segundo ele, seria uma grande chance de estimular a economia e o comércio. Essa foi a tese que José Bonifácio apresentou no documento que se intitulou 8775 Memória sobre a necessidade e meios de edificar no interior do Brasil uma nova capital 8776 .

A nova capital nascia sob o signo de uma grande aventura e havia a expectativa de se encontrar um projeto que imprimisse a contemporaneidade e a ousadia esperada de Brasília.