Home

CURSO DE DIREITO PENAL 1 - PARTE GERAL

* Docente no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT), aulas das unidades curriculares, Ética Socioprofissional (curso Engenharia Informática ), Cultura Visual e Semiótica (curso Design de Comunicação ), as duas últimas partilhadas.

PARTE GERAL E LINDB

O texto da OE menciona “ que o Coronel Pena nunca esqueceu a sua condição de Oficial do Exército, revelando excepcionais qualidades e virtudes militares, com relevância para a lealdade, abnegação e sentido do dever.

CURSO | CURSOS LICENCIATURAS

Ao ser escolhido, em 6987, pelo diretor da Arma, general Pereira Pinto, para chefiar a repartição de Instrução, quando já tinha sido publicado e era conhecido o DL nº 75/86 de 66abr, que me permitia ascender ao posto de coronel, tornei-me credor do Exército ao facilitar o aproveitamento de coronéis de Transmissões (engenheiros) em missões e projetos especiais em órgãos estranhos à Arma.

Carreiras Jurídicas | Damásio Educacional

Juntamente com outro major (Inf) e um professor ( Educação Física ) desloquei-me à residência (Amadora) do general Jaime Banazol para o convidarmos para diretor do Colégio, na sequência da saída do brigadeiro Mendonça Ramires, tendo havido sucesso na missão.

Nada de especial na frequência do curso para SargAjd tendo sido o primeiro, o que permitiu a promoção no dia seguinte ao fim do curso por existir uma vaga [59 de setembro de 6965 (sábado – dia do meu casamento realizado em Santarém)].

Existem alunos que necessitam de uma assessoria para auxiliar na elaboração e acompanhamento do seu trabalho acadêmico. Aqui entra a ATA Assessoria em Trabalhos Acadêmicos, fornecendo consultoria para corrigir, formatar e orientar na confecção de monografia e TCC em Brasília-DF.

A emoção é um conjunto de todas as respostas motoras que o cérebro faz aparecer no corpo em resposta a algum evento. É um programa de movimentos como a aceleração ou desaceleração do batimento do coração, tensão ou relaxamento dos músculos e assim por diante. Existe um programa para o medo, um para a raiva, outro para a compaixão etc. Já o sentimento é a forma como a mente vai interpretar todo esse conjunto de movimentos. Ele é a experiência mental daquilo tudo. Alguns sentimentos não têm a ver com a emoção, mas sempre têm a ver os movimentos do corpo. Por exemplo, quando você sente fome, isso é uma interpretação da mente de que o nível de glicose no sangue está baixando e você precisa se alimentar.

AD -Em vários sentidos. “O Erro de Descartes” teve muito a ver com o problema fundamental da emoção e a maneira como ela influencia as nossas decisões. Este livro também fala sobre isso, mas procuro articular a forma como os sentimentos são fundamentais na construção da consciência, tanto do que somos quanto do que está ao redor. Eu me aprofundo mais nas origens da mente, nos sentimentos básicos e na consciência.

AD- É interessante que essa constatação seja baseada em muitos dados que já existiam. O deslumbramento com o córtex cerebral é fruto de uma era das neurociências que está prestes a acabar. Isso poderia ter sido concluído há mais tempo, mas as pessoas ainda se deixam levar pelo fascínio pelo córtex cerebral, afinal, é a estrutura mais distintamente humana e induz a concluir que aquilo que é mais complexo é, portanto, humano. O que não significa que seja o sítio onde começa a humanidade.

                  * tomada de posição, por parte de Vossa Excelência, em 76Out98, na Comissão de Apreciação de Oficiais do CAT (Acta 8/98) em relação à respectiva lista de promoção:’ O Brigadeiro Director referiu (…) que do ponto de vista administrativo de Pessoal, seria muito útil dar-se um sinal (…). O Brigadeiro Director reforçou as qualidades do TCor Pena como sendo um Oficial muito competente, esforçado e que em qualquer das áreas a entregar-lhe, seria capaz de a fazer muito bem, e que se irá bater na defesa do TCor Pena. Esta moção foi aprovada por unanimidade,’